Postagens populares

domingo, 22 de janeiro de 2012

Os Meliponíneos se dividem em duas grandes tribos

Os Meliponíneos se dividem em duas grandes tribos - Meliponini e Trigonini.
A tribo trigonini é caracterizada pela presença de célula real. Geralmente apresenta um canudo de ingresso feito de cêra, algumas delas são muito agressivas como a oxiotrigona tataíra (caga-fogo) que ao ser manejado solta uma substância ácida queimando a pele. As scaptotrigonas são conhecidas pela sua alta agressividade, tubuna, tubiba, depilis, canudo, Mandaguari possuindo também abelhas necrófagas que produzem subprodutos de carne podre.
Os Meliponíni são caracterizados por não apresentarem célula real, até 25% das crias de um favo poderão nascer rainhas virgens, tem sua entrada definida geralmente pela presença de raias convergentes de barro, algumas espécies destas abelhas podem produzir aproximadamente 8 litros de mel, outras podem ser maiores que as ápis melíferas.
Apesar de não ferroarem, por ter o ferrão atrofiado, podem machucar pela força mandibular.
Não existe nada mais ecológico do que criar abelhas silvestres, praticamente todas as culturas são dependentes de sua polinização. Algumas abelhas são subterrâneas e estão comprometidas pela mecanização das lavouras e uso crescente de agrotóxicos.
O desmatamento crescente, o aumento da poluição e extrativismo de colméias, por meleiros, tem acabado significativamente com populações, por isto fica aqui um apelo;
Entrem em grupos de discussões para adquirir informações como preservar antes de retirar um enxame, troque material genético com outros criadores e sempre, que possível, adquira enxames de criadores racionais. Nunca cortem uma árvore para retirada de um enxame, aprendam a remover sem matar a árvore, as abelhas é uma pequena parte da vida que esta árvore abriga

Nenhum comentário:

Postar um comentário