Postagens populares

domingo, 10 de julho de 2011

Serra da matinha

: → Visita de reconhecimento na Serra da Matinha em Carnaíba – PE

Visita de reconhecimento na Serra da Matinha em Carnaíba – PE
Equipe do IFPB Campus Princesa Isabel realiza visita de prospecção na Serra da Matinha em Carnaíba - PE, para fortalecer parcerias institucionais e realização de estudos e práticas pedagógicas.

Serra da Matinha em Carnaiba - PE
Na tarde do dia 15 de junho de 2011, a equipe de professores do IFPB Campus Princesa Isabel, liderada pelo Diretor Geral Marcos Ordonho e composta pelos professores Francisco Tibério, Coordenador Pedagógico, pelo biólogo Marco Túllio, pelo Coordenador do Curso de Gestão Ambiental, Marcelo Garcia e pela professora de história, Chyara Advìncula, realizaram visita a área da Serra da Matinha localizada no município de Carnaíba – PE, para fazer trabalho de reconhecimento e prospecção das potencialidades naturais e riquezas arqueológicas desse espaço geográfico.
As articulações para a realização destas atividades foram feitas anteriormente, por meio de contatos mantidos com o Sr. Luiz Alves de Siqueira (Luiz de Joel), que é defensor da natureza e explora a atividade apícola, entre outros afazeres de labuta. Luiz juntamente com sua filha, Larissa Siqueira e o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Carnaíba, o Sr. Anchieta Alves, acompanharam a comitiva e fizeram excelente trabalho de guias turísticos, pois estes personagens são integrantes da equipe ecológica “Corujão”.
A serra da Matinha localiza-se na Comunidade de Boqueirão, pertencente ao município de Carnaíba, Estado de Pernambuco. O alto da Serra fica a cerca de 970 metros de altitude em relação ao nível do mar e possui esplendorosa beleza natural com atrativos que oferecem potenciais para diversas atividades de exploração racional e ecológica, a exemplo da excelente cobertura vegetal com estratificações que abrangem todos os níveis de desenvolvimento da flora local. A área também apresenta uma grande quantidade de nascentes d’água com boa estrutura de preservação e riachos com pequenos reservatórios de água de boa qualidade.
A existência de riachos, boa parte deles em boas condições ambientais e com água cristalina, de baixa temperatura e com água corrente, é um atrativo dos melhores de se ver na Serra da Matinha, mas também existe lá grande riqueza biodivérsica com elementos da fauna e da flora da caatinga e espécies de outras regiões do país (Mata Atlântica, Floresta Amazônica), que garante um deslumbrar diferenciado da paisagem bucólica e ar puro existente por todos os lugares. Nesse sentido, o Sr. Anchieta Alves, Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, afirmou categoricamente que a Serra da Matinha é um dos mais importantes acervos de riquezas naturais da região e que, portanto, precisa ser conhecido, estudado e preservado.
Outro fator de relevante riqueza da região pode ser representado pelos registros da arte rupestres feitas em rochas pelos nossos ancestrais indígenas, o que indica a possibilidade de estudos arqueológicos e exploração turística da região. As marcas deixadas são todas feitas na cor vermelha com representações de figuras antropo-zoomórficas, que expressam a caça, a dança, às armas, bem como círculos concêntricos de rara beleza e outros registros estranhos que precisam ser estudados para desvendar seus mistérios, que indicam signos e representações simbólicas de comportamento e comunicação pré-histórica.
A espeleologia é outra alternativa de trabalho e estudos, pois a caverna do sossego é uma atração a parte, porque ela é longa, às vezes larga e estreita e extremamente escura, com diversos compartimentos e água corrente em seu interior. Certamente essa atração merece toda a atenção dos visitantes pelo desafio que oferece para ser explorada, porque o acesso a mesma não é dos mais fáceis. Mesmo durante o percurso da trilha ecológica, que é de média dificuldade, se passa por várias galerias subterrâneas e cavidades naturais interessantes, para em seguida se chegar ao ponto principal, que é logicamente a Caverna do Sossego. Bela e desafiadora.
Nas proximidades da Caverna do Sossego, segundo afirmou Luiz de Joel, existem cerca de 32 nascentes de água em bom estado de conservação, justamente devido à excelente cobertura vegetal das áreas altas, encostas e terrenos planos, que propicia a agregação e permeabilidade do solo para drenar e juntar mansamente as águas nos riachos, grutas e pequenos reservatórios. Essa estrutura natural dos recursos hídricos é responsável pela beleza e vida abundante na Serra da Matinha.
Os trabalhos do IFPB nessas missões objetivam prospectar riquezas naturais, sócio-históricas e culturais existentes no entorno dos Campi, para fortalecer a interligação de saberes e costumes que possam dinamizar a prática do ato educativo com responsabilidade e compromisso com a melhoria do fazer pedagógico, que deve necessariamente estar atrelado ao processo de pesquisa e extensão.
O Campus Princesa Isabel busca com essas ações realizar articulações e parcerias que possam promover resultados exitosos, tanto no que diz respeito às relações institucionais, quanto nas questões ligadas diretamente as práticas de ensino, pesquisa e extensão nas áreas dos cursos existentes e, também, naqueles que porventura venham a ser criados, como poderá ser o caso da possibilidade de implantação do curso de turismo nos próximos anos.
Brevemente nossos docentes e discentes estarão visitando a Serra da Matinha, onde poderão desfrutar de excelente oportunidade para a realização de aulas práticas, pesquisa e também para as práticas de ações de extensão que envolva a comunidade local e do entorno.
Expressamos os mais sinceros agradecimentos aos parceiros dessas empreitadas, que muito tem colaborado para ajudar o IFPB nessa missão de buscar as mudanças educacionais necessárias, para a transformação da postura dos sujeitos em relação ao comportamento vivencial e na estimulação para a utilização de meios sustentáveis de desenvolvimento, pois somente assim, se poderá garantir um futuro digno para as próximas gerações. É a educação que promove mudanças e transforma a realidade.

Por Francisco Tibério F. de Araújo
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário